#3 DE BLOGUEIRA PARA BLOGUEIRA: O INICIO

Antes de começarmos, vamos fazer uma valorização a historia dos blogs, pois até hoje ainda não houve um autor que se inspirou a escrever um livro sobre a trajetória dos blogs e a evolução que passaram, porém existem alguns que contam a historia de 1997 até hoje, mais antes entendam que os blogs são páginas da Internet onde podem ser feitas publicações diversas, com temas diferentes e com a frequência desejada. Onde podem ser publicados textos, imagens, músicas e vídeos sobre qualquer assunto, tanto nos âmbitos específicos quanto nos gerais, com vários temas, para diversas idades, usando linguagens mais formais ou até mesmo informais.
A princípio o blog de hoje era conhecido como weblogs, uma unificação de web + log. Web vem de World Wide Web, que é utilizado para se referir à parte gráfica da Internet, e log é a gravação sistemática de informações sobre o processamento de determinados dados. Jorn Barger foi a primeira pessoa que utilizou esta ferramenta com o nome de weblog, criado por ele mesmo no ano de 1997. Barger utilizava seu weblog como uma espécie conjunto de sites que “colecionava”, ficando claro que primeiro registro desses websites pessoais surge baseado em filtros de conteúdo e dicas de outros websites pouco conhecidos. E com a popularização desses weblogs no ano de 1999, Peter Merholz, simplificou o termo chamando apena de blog.
Os blogs atuais são a evolução dos diários virtuais onde pessoas falavam constantemente sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas que facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitou o processo de publicação, ajudando muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem própria para blogs.
Com o sucesso dos weblogs, Pyra Labs, criou uma plataforma bem simples e de fácil gerencia para hospedar blogs. Em pouco mais de 3 anos já haviam sido criados cerca de 40 mil weblogs. E em 2003, Pyra Labs, vendeu esta plataforma para o Google que hoje é conhecido como Blogger.
Como foi citado os blogs são uma espécie de diário virtual, que é composta, quase sempre, por situações pessoais do sujeito que o escreve. Isso nos leva entender que informações não são simplesmente colocadas no blog, no entanto quem as coloca, funciona como a voz e o pensamento de alguém. São opiniões, relatos, informações e textos escritos do ponto de vista de alguém, ou seja, estimula a aproximação dos leitores com os autores, mas toda essa interação é proporcionada através dos comentários.
E com toda a popularização dos bloggers, no ano de 2000 foi introduzida uma inovação os permalink que tornaria o perfil dos blogs. Esses permalinks davam a publicação a garantia de uma localização permanente, conhecida hoje com URL .

Only registered users can comment.

  1. Olá,
    Belo post!!
    Passando pra te pedir autorização pra compartilhar esse post com os leitores e seguidores do BLOG DO PARCEIRO, lembrando sempre que darei os devidos créditos e direcionamento para teu post.
    Aguardo uma resposta!!
    Deus te proteja e parabéns!!

    1. Olá Joseni, fico feliz em saber que gostou! Você tem a minha total autorização, só me manda o link para que eu possa acessar. fico no aguardo.
      <3

Comente!